É MUITO MAIS SIGNIFICATIVO PARA CRIANÇA INICIAR SUA ESCRITA PELA SUA LETRA INICIAL E A DOS AMIGOS, JÁ QUE É O QUE TEM DE MAIS PRÓXIMO, DO QUE POR LETRAS QUE REPRESENTAM FIGURAS "BONITINHAS" MUITAS VEZES ESTERIOTIPADAS E FORA DO COTIDIANO DOS MESMOS.
O NOME ALÉM DE SER ALGO PARTICULAR DELA, O QUE FAVORECE TAMBÉM O RECONHECIMENTO DE SUA IDENTIDADE, É UM MODELO ESTÁVEL DE ESCRITA, OU SEJA , É SEMPRE FIXO, NÃO MUDA. FACILITA O AJUSTE DO QUE SE SABE DE COR À ESCRITA CONVENCIONAL.
O TRABALHO COM OS NOMES INFORMA ÀS CRIANÇAS O NOME DAS LETRAS E SEU AMPLO REPERTÓRIO, A QUANTIDADE, A POSIÇÃO E A ORDEM DELAS, PERMITINDO AINDA O CONTATO COM DIFERENTES SÍLABAS E DIFERENTES TAMANHOS DE PALAVRAS.
LEMBRAMOS QUE DEVE SER CONTEXTUALIZADO, FAVORECENDO O USO FUNCIONAL DO TEXTO NOME, OU SEJA, É IMPORTANTE PROPORMOS ATIVIDADES QUE SE FAÇA NECESSÁRIO O USO DO NOME COMO: PARA MARCAR ATIVIDADES; REGISTRAR PRESENÇA NA ESCOLA; CRACHÁS; IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS, ETC.
PARA SABER MAIS:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/nomes-proprios-426237.shtml
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/espaco-virtual/tecendo-trama/TEXTO%204.3%20ATIVIDADES%20NA%20PERSPECTIVA%20DO%20GENEROS%20TEXTUAIS.pdf
SEGUE ABAIXO APENAS ALGUMAS DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS DE 4 ANOS NO 2º SEMESTRE DE 2009, COM O INTUITO DE IDENTIFICAÇÃO DAS INICIAIS, DOS NOMES, E AMPLIAÇÃO DO ALFABETO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROJETO " CONHECENDO UM POUQUINHO DE MIM".
As crianças foram fotografadas com suas tiras de nome.
A autoestima também foi contemplada, foi uma festa durante as fotos!!
OBS: É importante salientar que as professoras não tinham máquina de xerox na escola para facilitar. Imprimiram várias fotos numa folha , xerocaram e depois recortaram e foram montando página por página. Deu um trabalhão, mas valeu muito a pena!!! Trabalho realizado pelas professoras: Regina Matos, Juliana Carvalho, Angela Teixeira e Conceição Silva
Um comentário:
PATY,ADOREI O SEU BLOG UM BJÃO.SHEILA
Postar um comentário