Feeds RSS
Feeds RSS

sábado, 2 de abril de 2011

PORTIFÓLIO DE ATIVIDADES PARA MATERNAL 1

MEU 1º PORTIFÓLIO (1 ano e 1/2 a 2 anos)
     Quero compartilhar com vocês este Portifólio que foi elaborado pela professora Vera Souza de Lima da nossa rede municipal de Itu em  2008, com os alunos de maternal I (1 e1/2 a 2 anos). Ela é uma das professoras que admiro muito por suas idéias criativas e comprometimento com seus alunos. 
      Ela ficou maravilhada pela primeira vez que lecionou para alunos tão pequenos e como tantos avanços foram  alcançados por eles ao decorrer do ano. Vera queria muito socializar com os pais esta evolução,  não só com os que compareciam na reunião, mas com todos, queria também provar para as professoras que tinham receio de trabalhar com esta faixa etária que era possivel colher frutos.  Tinhamos claro enquanto educadoras que deveríamos "vender nosso peixe" aos pais e educadores, pois só assim eles valorizariam o trabalho do educador de creche e talvez mudaríamos a concepção de alguns que acham  que professor de bebes é uma  mera babá e que a creche é um depósito de crianças. Mas como fazer isso sem pular etapas no desenvolvimento do bebe que está ali neste primeiro momento muito mais para a parte prática do que para o registro?
     Sabíamos que no Materrnal I o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação motora global e ampliação do vocabulário, todas questões que não dependem muito do registro no papel e sim de boas práticas. Entretanto, Vera queria entregar um registro dos alunos aos pais,  algo feito por eles, de forma lúdica e tranquila sem forçar nada ou pular suas etapas de desenvolvimento, algo com a carinha deles, borrado, amassado, rabiscado, nada muito melhorado pelas educadoras nem perfeito, mas ao mesmo tempo algo que valorizasse o esforço da professora. Foi daí que ela além de trabalhar com os alunos quase sempre no coletivo, teve a idéia de ir arquivando estes registros e montar um Portifólio  com as explicações pedagógicas do que era cada eixo de trabalho. O Portifólio contemplou atividades do 2º semestre nos quais os alunos já estavam mais maduros para executá-las e foi entregue somente no final do ano.


Quando se registra com fotos é interessante aparecer a maior parte da turma possivel, pois  para nós o foco é a atividade, mas para o pai ó foco é o seu filho.  Vera teve o cuidado de selecionar fotos no qual a criança dona do portifólio apareceria.

As decorações são de flores aproveitadas das pinturas coletivas, tudo que o aluno fez foi aproveitado e conversado com eles para sentirem-se parte do portifólio.

As fotos individuais são da criança dona do portifólio.














 Os desenhos coletivos foram muitos, mas só coloquei estes dois. Nesta fase a criança precisa experimentar os variados materiais (gizão, giz de lousa, carvão, hidrocor, etc) e as variadas posições (desenhar sentado, em pé, de joelhos, deitados, etc.), pois para cada material e posição é necessário um novo desafio para ela.






Estes blocos que as crianças estão uma sentada e outra em pé nele,  foram grandes aliados de Vera. Sua primeira idéia foi criá-los para serem um  tipo de dado de músicas, histórias, cores... tinha o cubo da música do sapo, o cubo da história da Chapéuzinho Vermelho, das cores, da contagem,  etc...  
... depois os próprios alunos foram dando outras funções a eles e viraram "pufs" para sentar na roda da conversa ou da história, e até tijolos para empilhar, trabalhar muito e pouco, alto e baixo e assim foi. Eram feitos de caixa, pintados e reforçados com garrafas PET por dentro pra aguentar o peso dos pequenos.





Obrigada Vera por compartilhar conosco sua grande idéia. Você é o exemplo de que mesmo sem tantos recursos, quando o educador quer e tem vontade é possivel fazer melhor, fazer mais que o possível. Parabéns!!!

6 comentários:

Unknown disse...

Foi um prazer socializar estas atividades com vocês. Lembrando que, tudo o que é planejado e executado, torna-se mais prazeroso p alunos e também p os pais dos mesmos. Os pequenos merecem estar num ambiente acolhedor e educativo.

Unknown disse...

Foi um prazer socializar estas atividades com vocês. Lembrando que, tudo o que é planejado e executado, torna-se mais prazeroso p alunos e também p os pais dos mesmos. Os pequenos merecem estar num ambiente acolhedor e educativo

Valéria Camolesi disse...

Maravilhoso!! Parabéns Vera pelo seu compromisso de uma educação de qualidade... apesar de tudo!! Parabéns!!

Silvinha Paschoale disse...

Adorei essa ideia, vou começar a fazer um Portifólio para esse ano mesmo!

Patyhonório disse...

Que bom que gostou! Ele é bem rico porque abrange todos os eixos temáticos além de aproveitar as atividades das crianças

Patyhonório disse...

Que bom que gostou! Ele é bem rico porque abrange todos os eixos temáticos além de aproveitar as atividades das crianças

Postar um comentário