Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

EDUCADOR... EM SUMA, PESQUISADOR

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.

Pesquiso para constatar constatando, intervenho intervindo, educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."
Paulo Freire

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VÍDEOS: A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA

     Para compreender a fundo as Hipóteses da Escrita, acredito ser esclarecedor estes vídeos de acordo com a visão de Emília Ferreiro e Ana Teberosky que todas já formadas já devem ter assistidos em cursos de Formação, Magistério ou Faculdade de Pedagogia, porém sempre é válido relembrar.
     Os dois primeiros explicam como ocorreu o processo de construção da escrita na história da humanidade.É um vídeo denso, porém facilitador para compreendermos o porquê de alguns pensamentos dos alunos em relação a escrita. A partir do 3º vídeo já é possível vermos alguns exemplos de realização de sondagem e intervenções para compreender o pensamento do aluno.
Construção da Escrita parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=oXoGEHyGQzY&feature=related

Construção da Escrita parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=BAzeoLfQerM&feature=related
Construção da Escrita parte 4:

Construção da Escrita parte 5:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (SONDAGEM)

INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PROFESSOR DURANTE A SONDAGEM

     Um dos principais objetivos da sondagem, é saber exatamente o que o aluno pensa sobre a escrita.

Nesse contexto, durante a realização da mesma, não se deve corrigir ou ensinar à criança como se escreve.

     Isso não significa, que o professor não possa problematizar a escrita da criança para proporcionar uma reflexão que o leve a um avanço durante a sondagem.

     Questionamentos sobre o número de letras que ela precisará usar, quais letras, indicações de sílabas ou onde começa e/ou termina uma palavra, ajudarão os alunos a refletir sobre sua escrita, e fornecerá subsídios para o professor no planejamento de propostas que auxiliem seus alunos no desenvolvimento de suas hipóteses.

     Incentivar a criança a buscar referências em palavras cuja escrita já está estabilizada ( ex. da palavra CAVALO como suporte para a escrita de VACA – Vídeo Letra e Vida), demonstrarão quais relações ela já estabeleceu na construção de sua escrita, ou seja, o que sabe e o que falta aprender.

    Daí a importância do próprio professor da turma realizar a sondagem, pois devido sua convivência com o aluno e suas observações diárias, ele terá a sensibilidade em avaliar quais momentos são propícios ou não, para intervir. Principalmente nos casos em que a criança mostra-se insegura, relutante ou consciente de sua incapacidade de reproduzir a escrita convencional, com “medo de errar”.

Profa Valéria C. de S. Camolesi

FAÇA O TESTE  VIRTUAL DA SONDAGEM:
 Para treinar mais encontramos um link da Revista Nova Escola em que o professor pode observar algumas hipóteses de escrita e tentar avaliar em que etapa a criança se encontra, e o sistema confere se sua resposta está certa ou não.Confira:
 
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml

sábado, 24 de abril de 2010

POEMA: SE AS COISAS FOSSEM MÃES

Este poema é retirado do livro citado acima da grande autora Sylvia Orthof.

Uma boa dica é fazer um livrinho em formato de coração aonde cada estrofe fica numa página e a criança decora com colagens e desenhos de acordo. Já fizemos isso e as mães amaram!!
´Dá pra tentar também uma ´dramatização na qual o narrador vai lendo o poma e as crianças passam vestidas de lua, estrela e elementos citadas no poema.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SUGESTÃO DE CARTÃO PERSONALIZADO

ENVELOPE COLORIDO PELOS ALUNOS (giz de cera)

A capa ou envelope tbém pode ser feito utilizando-se outras técnicas de pintura, como com giz molhado, crepom com álcool, carimbo de rolinhos de papel higiênico com guache... e o que mais a imaginação e disponibilidade de fazer algo bonito e diferente quiser!!!

LEMBRANCINHAS DE BAIXO CUSTO !!!

LEMBRANÇAS COM PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA

(idéias simples ideais para creche ou Ed. Infantil)



C.D. COM A COLETÂNEA DE MÚSICAS REFERENTES AS MÃES (baixar na internet): Capa do C.D. confeccionado em papel cartão com a participação da criança na decoração (com desenho, pintura, foto, carimbo da mãozinha, colagens, etc.);


C.D. COM FOTOS DAS ROTINAS DA CRIANÇA NA ESCOLA, EDITADO COM MÚSICA DE FUNDO E DEDICATÓRIA ÀS MÃES no programa nero ou moove maker: (capa idem acima);


PORTA-PESO-DE-PAPEL ou MOEDAS: confeccionado em gesso ou argila numa base redonda como molde na altura de uns 2 cm(pode ser fundo de pote plástico, de pote de margarina, etc.) e com a impressão da mãozinha afundada do filho e decorado com a pintura da criança, pode ser com cola colorida tons pink e rosa bebe, tom sobre tom, glíter, etc.;


PORTA-JÓIA DE MADEIRA PERSONALIZADO: pintado pela criança e com a foto da mesma com a cara bem sapeca na tampa, impermeabilizado com cola comum e depois com cola gliter perolado;


PORTA-RETRATO DE IMÃ: carimbado a mão da criança com cola colorida. Se o financeiro da escola permitir, revelar foto de cada criança segurando um coração de pelúcia escrito "EU TE AMO";


PORTA-PESO DE PORTA: a criança pode participar indiretamente, auxiliando encher o saco de areia para dar o peso e pintando o T.N.T. que cobrirá a base com técnica simples de esguichar solução de crepom com álcool curtido em frascos de desodorante ou até garrafa pet pequena com um furo, cores variadas. Fica uma pintura bem delicada. O restante pode até ser feito pela educadora nos motivos mais variados possíveis como bonequinhos, flores, etc. Também pode ser agregado a foto no miolo da flor.

FRONHA DECORADA:  em uma fronha pinte a frase "MAMÃE, SONHE COMIGO...".
Depois a criança pinta a mãozinha dela.
 
PANO DE PRATO, LENÇO OU CAMISETA ESTAMPADA: as crianças fazem  um desenho com giz de cera na lixa  e é só  passar a lixa com ferro de passar roupa sobre o tecido. O desenho sai no tecido e não sai na água na lavagem! Pode complementar com alguma frase escrita em caneta de tecido ou a assinatura do filho dos que já copiam o nome.

ANTES DE SER MÃE


Com crianças de creche fica meio difícil realizar apresentações musicais em grandes eventos pela imaturidade natural da faixa etária. A opção é criar coisas marcantes que envolvam os bebês sem estress. Em 2009 tivemos uma idéia de sucesso: numa creche realizamos a Macroginástica com as mães e os pequenos com uma bela musica de fundo que lembrava som de caixinha de música e som das batidas do coração enquanto uma narradora ia relembrando às mães o momento que elas souberam que estavam grávidas até o nascimento da criança com passos que as mães iam reproduzindo em seus filhos que ficaram junto delas no colchão. Foi muito lindo e emocionante!! Para finalizar colocamos este vídeo " ANTES DE SER MÃE" no telão que convertemos ao formato de DVD e agregamos ao final do vídeo fotos que tiramos dos bebes segurando um coração de pelúcia escrito EU TE AMO ao som de ÊNIA. As mães se debulharam em lágrimas. Se não der pra arrumar um telão, numa TV grande ainda é possível de emocioná-las, pois em uma das creches que eu lecionava a claridade não viabilizou o telão. Outra idéia interessante em outra creche que trabalhei foi a de fazer a Caça Ao Tesouro. Recebemos as mães sozinhas com uma SENHA com uma dica desenhada, passamos este video a elas e depois pedimos que encontrassem "SEus Tesouros" de acordo com a senha recebida. Nisso as educadoras, cada qual com a sua turma, já tinham se escondido com as crianças em um ambiente da escola e de acordo com a SENHA as mães tiveram que encontrá-las, por exemplo: SENHA com desenho de balanço= PARQUE, senha desenhada de alface= horta e assim por diante. O grande final foi a chegada de um Carro de Mensagem parabenizando as mães em alto falante, com bexigas e tudo mais, foi lindo!!