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segunda-feira, 26 de abril de 2010

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (SONDAGEM)

INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PROFESSOR DURANTE A SONDAGEM

     Um dos principais objetivos da sondagem, é saber exatamente o que o aluno pensa sobre a escrita.

Nesse contexto, durante a realização da mesma, não se deve corrigir ou ensinar à criança como se escreve.

     Isso não significa, que o professor não possa problematizar a escrita da criança para proporcionar uma reflexão que o leve a um avanço durante a sondagem.

     Questionamentos sobre o número de letras que ela precisará usar, quais letras, indicações de sílabas ou onde começa e/ou termina uma palavra, ajudarão os alunos a refletir sobre sua escrita, e fornecerá subsídios para o professor no planejamento de propostas que auxiliem seus alunos no desenvolvimento de suas hipóteses.

     Incentivar a criança a buscar referências em palavras cuja escrita já está estabilizada ( ex. da palavra CAVALO como suporte para a escrita de VACA – Vídeo Letra e Vida), demonstrarão quais relações ela já estabeleceu na construção de sua escrita, ou seja, o que sabe e o que falta aprender.

    Daí a importância do próprio professor da turma realizar a sondagem, pois devido sua convivência com o aluno e suas observações diárias, ele terá a sensibilidade em avaliar quais momentos são propícios ou não, para intervir. Principalmente nos casos em que a criança mostra-se insegura, relutante ou consciente de sua incapacidade de reproduzir a escrita convencional, com “medo de errar”.

Profa Valéria C. de S. Camolesi

FAÇA O TESTE  VIRTUAL DA SONDAGEM:
 Para treinar mais encontramos um link da Revista Nova Escola em que o professor pode observar algumas hipóteses de escrita e tentar avaliar em que etapa a criança se encontra, e o sistema confere se sua resposta está certa ou não.Confira:
 
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml

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