Feeds RSS
Feeds RSS

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O ENSINO MUDOU, E VOCÊ?

Adaptado do texto de Denise Pellegrini - Escrito em 1996.





O que o EDUCADOR de hoje precisa ter? Que competências precisa desenvolver? Leia e reflita:





1. Crescer profissionalmente – seja flexível a mudanças e aberto à atualização.


2. Conhecer a realidade econômica, cultural, política e social do país – você passa a ter lição de casa: a leitura de jornais e revistas.


3. Participar do desenvolvimento e da avaliação do projeto educativo da escola – se você não se reúne com os colegas, o coordenador pedagógico e a direção, brigue. Isso é uma necessidade.


4. Escolher didáticas que promovam a aprendizagem de todos aos alunos – evite qualquer tipo de exclusão e respeite as particularidades de cada criança, como sua religião ou origem étnica. De que vale conhecer a história da escravidão, por exemplo, se você não levar em conta a discriminação sofrida por estudantes negros?


5. Orientar sua prática de acordo com as características da comunidade - avalie e compreenda o panorama social do país e do entorno da escola. Não basta saber que há desigualdade de renda. É preciso considerar a realidade dos alunos.


6. Compreender que seu trabalho não é um sacerdócio – participe das associações da categoria e assuma que você tem uma profissão de verdade, não uma missão. Nessas entidades é possível manter intercâmbio sindical, científico e cultural com outros professores.


7. Utilizar diferentes estratégicas de avaliação de aprendizagem – os resultados são a base para você elaborar novas propostas pedagógicas. Não há mais espaço para quem só sabe avaliar com provas.


ATENÇÃO: este texto foi escrito há 14 anos, se você atua desde esta época e ainda não promoveu nenhuma mudança na sua postura educativa até hoje, será que já não passou a hora de mudar? Pelo menos tente, se permita, seu aluno merece este esforço seu.
Abraços Quarteto Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário