Feeds RSS
Feeds RSS

domingo, 16 de maio de 2010

TÉCNICAS DE PINTURAS


A cada dia postaremos algumas técnicas de pintura para a ampliação do repertório a partir do contato dos mais variados Materiais (tintas, massas hidrocor, etc), Recursos (mãos, dedos, brochas, rolinhos, etc) e Suportes (base de papel: papelão, chao, jornal, etc). Lembrando que dificilmente usamos essas técnicas soltas, o fazer por fazer. Sempre procuramos contextualizá-las, seja na confecção de fundo de uma apostila dos alunos, painéis, cartões, capa de portfólio de trabalhos, enfim, situações que favoreçam os objetivos citados acima, promovendo ainda a auto-estima e a valorização da identidade, já que participando efetivamente das produções, os alunos se reconhecem como protagonistas do processo.

PINTURA ESPIRRADA
MATERIAL: guache aguado, RECURSO: escova de Lavar roupa, SUPORTE: cartolina
Cada criança espirra uma cor e dá  um belo efeito
Confeccionamos flores para o painel do dia das mães.
Outra dica interessante e comparar esta técnica com as pinturas do artista Pollock.

PINTURA Estampada
MATERIAL: Tiras de crepom de várias cores, RECURSO: mãos e água, SUPORTE: cartolina
Prendemos tiras de crepom com fita crepe ou fita dupla-face somente nas extremidades. Depois o intuito é molhar com as  mãos espirrando água até que fique bem úmida.
Deixe descansar por um bom tempo, aproximadamente 1 hora. Depois retirem as tiras e terão um efeito estampado colorido.
Usamos também  para confeccionar flores para o painel das mães
E o fundo do cartão.
cada sala usou uma técnica diferenciada para  decorar  suas flores.Cada ramo representa uma turma.

PINTURA CARIMBADA
MATERIAL: guache, RECURSO: copo de danone, SUPORTE: A3 sulfite
O Objetivo daqui Foi registrar uma figura do "quadrado" trabalhada de forma lúdica em sala, porém ELA Sobreposta Várias Vezes Dá UM Efeito interessante. Para registrar o circulo Fizemos rolinhos com Carimbó de Papel higiênico.
ESTA É A MESMA técnica do crepom colorido, hum Conseguimos porém Efeito Mais forte hum Jogando Pouco de álcool Por Cima, Após um das Crianças aguada.


PINTURA ESGUICHADA
MATERIAL: crepom com álcool, RECURSO: frascos de espirrar (de desodorante condimentos OU DE), SUPORTE: Variados-papéis, Neste exemplo Foi sulfitão.
MESMA técnica, porém não Tecido TNT.
Utilizamos Este Tecido n fazermos o Fundo do peso de porta Que foi PRESENTE do Dia das mães.
Uma excelente Prática n. Crianças Pequenas Que Ou não figurativo desenham parágrafo educação especial n º Trabalhar uma percepção visual e Concentração.

DESENHO PINTURA NA
Essa Técnica e Feita em dois momentos. Num dia pinta-se com o Rolinho com todo o Papel Mais uma Função de Coordenação motora. Crianças como puderam OPTAR núcleos Entre tres (vermelho, azul e verde)
Nenhum Outro dia OS alunos desenham Por Cima da pintura. Além do Efeito diferenciado Pela textura do Papel, ESTA atividade é interessante Para as crianças Que Estão os Na fase da Garatuja Desordenada, ou seja, Quando o Desenho e Apenas uma Descarga motora, sem Intenção espacila Noção OU sem papel. Neste Caso ESTA técnica auxilia o aluno visualizar um SUA Produção sem Papel colorido de textura diferenciada Pelo guache com concentração mais, O Que repercuti Diretamente Na Sua Produção Gráfica Mais Distribuida Dentro da folha do espaço.

PINTURA Molhado Giz E COM AÇÚCAR
A maioria das profs Já conhecem ESTA técnica do giz Molhado, porém com Descobri Uma Colega de Trabalho Que QUANDO mergulhamos o giz OU NA água Açúcar com nenhum leite, o Resultado da pintura muda.
Obtemos UM Efeito Mais brilhante E Depois de seco Começa uma descascar Como Acontece com o giz puro.

PINTURA MÁGICA
Antiga ESTA É também, Mas vai ai Para as Novas profs de plantão.
Aplica-se uma cola não Colorida Meio DE UM Papel dobrado Preferência de cartolina duplex OU serem Resistentes por.
DEPOIS Crianças dobram como uma folha, PASSAM A Mão parágrafo espalharpor Cima do Papel fechado e. ...
Abrir Ao ... Surpresa! Efeito duplicado
Neste Caso um Intenção Foi a Participação dos alunos nd Decoração da sala, no varal de atividades.

ATENÇÃO: Para as interessadas iremos postar Mais sugestões de Técnicas Dando uma Continuação ESTA. Não abriremos Uma nova postagem E para ir acompanhando Desta Abaixo.
SE ALGUÉM TESTAR Quiser NOSSAS Parceira SEJA TÉCNICAS E comente.

4 comentários:

Postar um comentário