Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 10 de junho de 2010

EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO (Maternal I)

Recebemos um relato sobre uma atividade  de 2009 dentre as muitas práticas  interessantes da  professora Vera  do nosso município e gostaríamos de compartilhá-la. A mesma realizou a experiência do feijão que é tão simples e tão enriquecedora para a vivência das crianças, mas o grande detalhe, é que foi para seus alunos do maternal I com 2 aninhos.Os resultados atingidos com esta antiga proposta (que por muitos está esquecida) foram inúmeros, desde o enriquecimento do vocabulário, observação: atenção e concentração, participação  nos registros, sensibilização aos cuidados com os seres vivos, meio ambiente, etc etc etc..
... " fizemos a experiencia da germinação do feijão. O ponto positivo foi focar a importância do sol e da água para os seres vivos. Fiz o registro da germinação em forma de história e eles acompanharam todo o processo desde a sementinha, o 1º brotinho e o crescimento do mesmo, era uma festa a hora em que eu pegava o copinho com o feijãozinho. Eles demosntraram muita curiosidade e interesse, até houve comentários dos pais em reunião, foi bem interessante !"
Professora Vera Lima
 
O trabalho de Vera ao qual tive a honra de conhecer de perto e aprender muito com ela é enriquecido constantemente por práticas simples, acessíveis, porém criativas  valorizando sempre a criança como ser ativo no processo educacional, mesmo as muito pequenas. Parabéns parceira!!!
Façam como a Vera, compartilhem aqui suas práticas inovadoras, teremos prazer em publicar pra você.
Quarteto Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário