Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

EDUCADOR... EM SUMA, PESQUISADOR

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.

Pesquiso para constatar constatando, intervenho intervindo, educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."
Paulo Freire

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VÍDEOS: A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA

     Para compreender a fundo as Hipóteses da Escrita, acredito ser esclarecedor estes vídeos de acordo com a visão de Emília Ferreiro e Ana Teberosky que todas já formadas já devem ter assistidos em cursos de Formação, Magistério ou Faculdade de Pedagogia, porém sempre é válido relembrar.
     Os dois primeiros explicam como ocorreu o processo de construção da escrita na história da humanidade.É um vídeo denso, porém facilitador para compreendermos o porquê de alguns pensamentos dos alunos em relação a escrita. A partir do 3º vídeo já é possível vermos alguns exemplos de realização de sondagem e intervenções para compreender o pensamento do aluno.
Construção da Escrita parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=oXoGEHyGQzY&feature=related

Construção da Escrita parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=BAzeoLfQerM&feature=related
Construção da Escrita parte 4:

Construção da Escrita parte 5:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (SONDAGEM)

INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PROFESSOR DURANTE A SONDAGEM

     Um dos principais objetivos da sondagem, é saber exatamente o que o aluno pensa sobre a escrita.

Nesse contexto, durante a realização da mesma, não se deve corrigir ou ensinar à criança como se escreve.

     Isso não significa, que o professor não possa problematizar a escrita da criança para proporcionar uma reflexão que o leve a um avanço durante a sondagem.

     Questionamentos sobre o número de letras que ela precisará usar, quais letras, indicações de sílabas ou onde começa e/ou termina uma palavra, ajudarão os alunos a refletir sobre sua escrita, e fornecerá subsídios para o professor no planejamento de propostas que auxiliem seus alunos no desenvolvimento de suas hipóteses.

     Incentivar a criança a buscar referências em palavras cuja escrita já está estabilizada ( ex. da palavra CAVALO como suporte para a escrita de VACA – Vídeo Letra e Vida), demonstrarão quais relações ela já estabeleceu na construção de sua escrita, ou seja, o que sabe e o que falta aprender.

    Daí a importância do próprio professor da turma realizar a sondagem, pois devido sua convivência com o aluno e suas observações diárias, ele terá a sensibilidade em avaliar quais momentos são propícios ou não, para intervir. Principalmente nos casos em que a criança mostra-se insegura, relutante ou consciente de sua incapacidade de reproduzir a escrita convencional, com “medo de errar”.

Profa Valéria C. de S. Camolesi

FAÇA O TESTE  VIRTUAL DA SONDAGEM:
 Para treinar mais encontramos um link da Revista Nova Escola em que o professor pode observar algumas hipóteses de escrita e tentar avaliar em que etapa a criança se encontra, e o sistema confere se sua resposta está certa ou não.Confira:
 
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml

sábado, 24 de abril de 2010

POEMA: SE AS COISAS FOSSEM MÃES

Este poema é retirado do livro citado acima da grande autora Sylvia Orthof.

Uma boa dica é fazer um livrinho em formato de coração aonde cada estrofe fica numa página e a criança decora com colagens e desenhos de acordo. Já fizemos isso e as mães amaram!!
´Dá pra tentar também uma ´dramatização na qual o narrador vai lendo o poma e as crianças passam vestidas de lua, estrela e elementos citadas no poema.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SUGESTÃO DE CARTÃO PERSONALIZADO

ENVELOPE COLORIDO PELOS ALUNOS (giz de cera)

A capa ou envelope tbém pode ser feito utilizando-se outras técnicas de pintura, como com giz molhado, crepom com álcool, carimbo de rolinhos de papel higiênico com guache... e o que mais a imaginação e disponibilidade de fazer algo bonito e diferente quiser!!!

LEMBRANCINHAS DE BAIXO CUSTO !!!

LEMBRANÇAS COM PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA

(idéias simples ideais para creche ou Ed. Infantil)



C.D. COM A COLETÂNEA DE MÚSICAS REFERENTES AS MÃES (baixar na internet): Capa do C.D. confeccionado em papel cartão com a participação da criança na decoração (com desenho, pintura, foto, carimbo da mãozinha, colagens, etc.);


C.D. COM FOTOS DAS ROTINAS DA CRIANÇA NA ESCOLA, EDITADO COM MÚSICA DE FUNDO E DEDICATÓRIA ÀS MÃES no programa nero ou moove maker: (capa idem acima);


PORTA-PESO-DE-PAPEL ou MOEDAS: confeccionado em gesso ou argila numa base redonda como molde na altura de uns 2 cm(pode ser fundo de pote plástico, de pote de margarina, etc.) e com a impressão da mãozinha afundada do filho e decorado com a pintura da criança, pode ser com cola colorida tons pink e rosa bebe, tom sobre tom, glíter, etc.;


PORTA-JÓIA DE MADEIRA PERSONALIZADO: pintado pela criança e com a foto da mesma com a cara bem sapeca na tampa, impermeabilizado com cola comum e depois com cola gliter perolado;


PORTA-RETRATO DE IMÃ: carimbado a mão da criança com cola colorida. Se o financeiro da escola permitir, revelar foto de cada criança segurando um coração de pelúcia escrito "EU TE AMO";


PORTA-PESO DE PORTA: a criança pode participar indiretamente, auxiliando encher o saco de areia para dar o peso e pintando o T.N.T. que cobrirá a base com técnica simples de esguichar solução de crepom com álcool curtido em frascos de desodorante ou até garrafa pet pequena com um furo, cores variadas. Fica uma pintura bem delicada. O restante pode até ser feito pela educadora nos motivos mais variados possíveis como bonequinhos, flores, etc. Também pode ser agregado a foto no miolo da flor.

FRONHA DECORADA:  em uma fronha pinte a frase "MAMÃE, SONHE COMIGO...".
Depois a criança pinta a mãozinha dela.
 
PANO DE PRATO, LENÇO OU CAMISETA ESTAMPADA: as crianças fazem  um desenho com giz de cera na lixa  e é só  passar a lixa com ferro de passar roupa sobre o tecido. O desenho sai no tecido e não sai na água na lavagem! Pode complementar com alguma frase escrita em caneta de tecido ou a assinatura do filho dos que já copiam o nome.

ANTES DE SER MÃE


Com crianças de creche fica meio difícil realizar apresentações musicais em grandes eventos pela imaturidade natural da faixa etária. A opção é criar coisas marcantes que envolvam os bebês sem estress. Em 2009 tivemos uma idéia de sucesso: numa creche realizamos a Macroginástica com as mães e os pequenos com uma bela musica de fundo que lembrava som de caixinha de música e som das batidas do coração enquanto uma narradora ia relembrando às mães o momento que elas souberam que estavam grávidas até o nascimento da criança com passos que as mães iam reproduzindo em seus filhos que ficaram junto delas no colchão. Foi muito lindo e emocionante!! Para finalizar colocamos este vídeo " ANTES DE SER MÃE" no telão que convertemos ao formato de DVD e agregamos ao final do vídeo fotos que tiramos dos bebes segurando um coração de pelúcia escrito EU TE AMO ao som de ÊNIA. As mães se debulharam em lágrimas. Se não der pra arrumar um telão, numa TV grande ainda é possível de emocioná-las, pois em uma das creches que eu lecionava a claridade não viabilizou o telão. Outra idéia interessante em outra creche que trabalhei foi a de fazer a Caça Ao Tesouro. Recebemos as mães sozinhas com uma SENHA com uma dica desenhada, passamos este video a elas e depois pedimos que encontrassem "SEus Tesouros" de acordo com a senha recebida. Nisso as educadoras, cada qual com a sua turma, já tinham se escondido com as crianças em um ambiente da escola e de acordo com a SENHA as mães tiveram que encontrá-las, por exemplo: SENHA com desenho de balanço= PARQUE, senha desenhada de alface= horta e assim por diante. O grande final foi a chegada de um Carro de Mensagem parabenizando as mães em alto falante, com bexigas e tudo mais, foi lindo!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010


GIRASSÓIS      E      MIOSÓTIS


O GIRASSOL É FLOR RAÇUDA,
QUE ENFRENTA ATÉ A MAIS VIOLENTA INTEMPÉRIE
E ACABA SOBREVIVENDO.
ELA QUER LUZ E ESPAÇO E EM BUSCA DESSES
OBJETIVOS, SEU CORPO SE CONTORSE O DIA INTEIRO.
E POR ISSO É FORTE.

JÁ O MIOSÓTIS É PLANTINHA LINDA,
MAS QUE EXIGE MUITO MAIS CUIDADO.
GOSTA MAIS DE ESTUFA,
O GIRASSOL SE VIRA... E COMO SE VIRA!
O MIOSÓTIS QUANDO SE VIRA, VIRA ERRADO.
PRECISA DE ATENÇÃO REDOBRADA.
HÁ FILHOSS GIRSSÓIS E FILHOS MIOSÓTIS.
OS PRIMEIROS RESISTEM A QUALQUER CRISE:
DESCOBREMUM JEITO DE VIVER BEM, SEM AJUDA.
AS MÃES CHEGAM A RECLAMAR DA INDEPENDÊNCIA
DESSES MENINOS E MENINAS, TAL A SUA CAPACIDADE
DE ENFRENTAR PROBLEMAS E SAIR-SE BEM.

POR OUTRO LADO, HÁ FILHOS E FILHAS MIOSÓTIS,
QUE SEMPRE PRECISAM DE ATENÇÃO.
TODO CUIDADO É POUCO DIANTE DELES.
REAGEM DESMESURADAMENTE, MELINDRAM-SE.
SÃO MAIS EGOÍSTAS QUE OS DEMAIS, OU ÁS VEZES,
MAIS GENEROSOS E AO MESMO TEMPO TÍMIDOS,
CALADÕES, ENCURRALADOS.
ELES ESTÃO SEMPRE PRECISANDO DE CUIDADOS.

O PAPEL DOS PAIS É O MESMO DO JARDINEIRO
QUE SABE DAS NECESSIDADES DE CADA FLOR,
INCENTIVA OU PODA NA HORA CERTA.

DE QUALQUER MODO FIQUE ATENTO.

NÃO ABANDONE DEMAIS OS SEUS GIRASSÓIS
PORQUE ELES TAMBÉM PRECISAM DE CARINHO...
E NÃO PROTEJA DEMAIS OS SEUS MIOSÓTIS

AS RÉDEAS PERMANECEM COM VOCÊS..
MAS TAMBÉM A TESOURA E O REGADOR.

NÃO NEGUE, MAS NÃO DÊEM TUDO QUE QUEREM:
A FALTA E O EXCESSO DE CUIDADOS MATAM A PLANTA..

TENHAM UM LINDO DIA

DIA DAS MÃES (IDÉIAS)

SUGESTÕES DE PAINÉIS
1
Inserindo a criança como protagonista.As mães podem levar seus girassóis(filhos) de lembrança.
Na abertura foi lida a mensagem acima Girassóis ou miosótis.

2
IDÉIA DA PROF. Juliana M. de Carvalho

3
Idéia do avental  retirada do blog Escola Sem Mimeógrafo

4
Na flor que complementa a decoração cada cça criou a sua com beijos recortados, sua foto, um recorte de presente que gostaria de dar pra mamãe, uma frase: "Te amo Mamãe" e outra frase dita por eles.

MENSAGEM ÀS MÃES


VIRADINHO DE FEIJÃO


HOJE ME PEDIRAM PARA FALAR SOBRE A ESSÊNCIA DE SER MÃE, MAIS FIQUEI CONFUSA POIS AINDA NÃO SOU MÃE.
COMO FALAR DE ALGO, E DE UMA COISA TÃO ESPECIAL QUE AINDA NÃO VIVI.
MUITAS VEZES CRITICAMOS AS MÃES, POR ERRAREM COM OS SEUS FILHOS TRATANDO-OS COMO BEBÊ , MAIS PARA AS MÃES NÓS NÃO CRESCEMOS E SEMPRE SEREMOS OS SEUS PEQUENINOS.
AI COMEÇEI A LEMBRAR DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL. MINHA MÃE (DONA FRANCISCA) UMA NEGRA ALTA, MULHER GUERREIRA QUE CRIOU 6 FILHOS SENDO 2 DO CORAÇÃO.PENA QUE NÃO CONSEGUIU VER TODOS , NÓS , NOS TORNARMOS ADULTOS E PROFISSIONALMENTE REALIZADOS.
MESMO COM POUCO ESTUDO QUE TINHA O SONHO DELA ERA VER TODOS NÓS FORMADOS E COM UMA PROFISSÃO. DIZIA ELA , ESTUDEM MEUS FILHOS POIS É A ÚNICA COISA QUE NINGUEM TIRA DE VOCÊS.
LUTOU COM AS FORÇAS QUE SÓ UMA GRANDE MULHER PODE TER. SOZINHA TENDO QUE SER PAI E MÃE.
NESTE PERIODO DE NOSSAS VIDAS ALGO MARCOU, MUITO A MINHA VIDA , FOI A MANEIRA QUE MINHA MÃE COZINHAVA, AQUELE CHEIRINHO QUE EXALAVA DA COZINHA ERA SENTIDO ASSIM QUE CHEGAVAMOS NO PORTÃO DE CASA.
JÁ PODIA SABER. HOJE TEM VIRADINHO DE FEIJÃO ESPECIALIDADE DA GRANDE MULHER.
ENGRAÇADO NÃO ERA NADA SOFISTICADO MAIS ERA O VIRADINHO DE FEIJÃO QUE DE TÃO SIMPLES SE TORNAVA ESPECIAL.
QUANDO CHEGAVAMOS DO TRABALHO, IAMOS DIRETO A COZINHA, POIS SABIAMOS, QUE LÁ ESTAVA O ACONCHEGO, SENTAVAMOS TODOS NA MESA DA COZINHA PRA CONTAR O NOSSO DIA.
E A MÃE COM CARINHO NÓS OFERECIA NÃO APENAS SEU VIRADINHO DE FEIJÃO MAIS NELE SENTIAMOS TODO SEU AMOR.
AQUILO ALIMENTAVA NÃO SOMENTE A MINHA FOME, MAIS TAMBÉM A MINHA ALMA,DAVA SEGURANÇA E SATISFAÇÃO AQUELE VIRADINHO DE FEIJÃO.
AINDA POSSO SENTIR , O AROMA E O SABOR DE SER QUERIDA, CUIDADA.
UM SABOR INCRIVEL E QUE ATÉ HOJE ME DÁ ÁGUA NA BOCA.
ACREDITO QUE CADA FAMILIA, CADA GRUPO DESENVOLVE A SUA PRÓPRIA LINGUAGEM DE AFETO E DE BEM QUERER. SINTO QUE O PRATO DE VIRADINHO DE FEIJÃO FOI A LINGUAGEM QUE MINHA MÃE ADOTOU, PARA NÓS MOSTRAR O SEU AMOR.
PARA MIM FEIJÃO HOJE É SINÔNIMO DE AFETO.
VENHO HOJE AQUI PARA HOMENAGEA-LAS E DIZER A VOCÊS OFEREÇA A SEUS FILHOS AFETO, ABRIGO, CARINHO , ACONCHEGO E AMOR, AFINAL ESSES SENTIMENTOS PODEM ESTAR EM UM SIMPLES PRATO DE VIRADINHO DE FEIJÃO.


A TODAS VOCÊS QUE SÃO MÃES.

A VOCÊ MÃES QUE É MÃE..

MÃE QUE É FILHA E MÃE

MÃE SOLTEIRA

MÃE QUE É MÃE E PAI

MÃE QUE É VÓ, DUAS VEZES MÃE

MÃE NOVA, MÃE JOVEM, MÃE IDOSA

MÃE ADOTIVA OU MÃE DE CORAÇÃO

A VOCÊ QUE AINDA NÃO É MÃE, MAIS SONHA EM SER MÃE.

RECEBA HOJE COM CARINHO ESSA SINGELA HOMENAGEM E FELIZ DIA DAS MÃES.

MENSAGEM ESCRITA PELA PROFESSORA CONCEIÇÃO MAIO /2009( ADAPTADA DA REVISTA PROFº
SASSÁ /2009)

DESABAFO...

"VOCÊS PROFESSORES, ME DIZEM QUE É MUITO DIFÍCIL ENSINAR ÀS CRIANÇAS. ESTOU DE ACORDO. E VOCÊS DIZEM TAMBÉM QUE É MUITO DIFÍCIL DESCER ÀS CRIANÇAS. ESTOU EM DESACORDO. O QUE É MUITO DIFÍCIL É SUBIR AO NÍVEL DE SENSIBILIDADE E DE CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS, FICAR NA PONTA DOS PÉS, FALAR BRANDAMENTE PARA NÃO MACHUCÁ-LAS. É POR ISSO QUE A ESCOLA NÃO MUDA. PORQUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA SUBIR AO NÍVEL DAS CRIANÇAS".
(JANAUZ KORCZAK)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O ENSINO MUDOU, E VOCÊ?

Adaptado do texto de Denise Pellegrini - Escrito em 1996.





O que o EDUCADOR de hoje precisa ter? Que competências precisa desenvolver? Leia e reflita:





1. Crescer profissionalmente – seja flexível a mudanças e aberto à atualização.


2. Conhecer a realidade econômica, cultural, política e social do país – você passa a ter lição de casa: a leitura de jornais e revistas.


3. Participar do desenvolvimento e da avaliação do projeto educativo da escola – se você não se reúne com os colegas, o coordenador pedagógico e a direção, brigue. Isso é uma necessidade.


4. Escolher didáticas que promovam a aprendizagem de todos aos alunos – evite qualquer tipo de exclusão e respeite as particularidades de cada criança, como sua religião ou origem étnica. De que vale conhecer a história da escravidão, por exemplo, se você não levar em conta a discriminação sofrida por estudantes negros?


5. Orientar sua prática de acordo com as características da comunidade - avalie e compreenda o panorama social do país e do entorno da escola. Não basta saber que há desigualdade de renda. É preciso considerar a realidade dos alunos.


6. Compreender que seu trabalho não é um sacerdócio – participe das associações da categoria e assuma que você tem uma profissão de verdade, não uma missão. Nessas entidades é possível manter intercâmbio sindical, científico e cultural com outros professores.


7. Utilizar diferentes estratégicas de avaliação de aprendizagem – os resultados são a base para você elaborar novas propostas pedagógicas. Não há mais espaço para quem só sabe avaliar com provas.


ATENÇÃO: este texto foi escrito há 14 anos, se você atua desde esta época e ainda não promoveu nenhuma mudança na sua postura educativa até hoje, será que já não passou a hora de mudar? Pelo menos tente, se permita, seu aluno merece este esforço seu.
Abraços Quarteto Fantástico

sexta-feira, 16 de abril de 2010

BARRADO DO VARAL DE ATIVIDADES

     PROCURAMOS APROVEITAR A PRODUÇÃO DOS ALUNOS EM TUDO QUE FOR POSSÍVEL PARA QUE OS MESMOS VALORIZEM SUAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES.
      COM ESTA PRÁTICA NUTRIMOS CONSTANTEMENTE A CAPACIDADE CRIADORA  E EXPRESSIVA DE NOSSAS CRIANÇAS.

REGISTROS MATEMÁTICOS

     Apesar de envolver o nome dos alunos, portanto letras, o objetivo principal desta atividade, foi o de encontrar formas de registrar quantas letras todos tinham. As crianças tiveram que construir sua forma de registrar as quantidades com o símbolo que quisesse, por isso visualizamos, cruzes, bolinhas , risquinhos, etc.
     Após os registros a professora os auxiliou a identificar o número que representaria aquela quantidade de letras.
     Além da questão matemática realizada pelas contagens e comparações entre as  letras dos amigos numa listagem fixa de nomes (cartaz permanente com o nome dos alunos), sem dúvida nenhuma esta atividade favoreceu também a ampliação do  repertório de letras, que foi além  do  próprio nome de cada um.

VARAL DA ROTINA COM FOTOS E ESCRITA



     Na Educação Infantil se faz necessário a antecipação da rotina aos alunos, que por serem pequenos  ainda não têm desenvolvido a noção do tempo e  muitas vezes ficam inseguros e agitados por não saberem a sequência  do que farão. O varal da rotina, que também pode ser utilizado em outros formatos (cartaz, tiras, etc.) vem de encontro a  necessidade de organizar e assegurar o que será feito com a criança e ainda favorece outros aprendizados como,  a sequência lógica dos fatos, o letramento com o contato da escrita das tarefas e ainda a identidade quando for possível utilizar as fotos dos próprios alunos em atividades.
     Costumamos construir a rotina com eles após a acolhida e assim fazermos os combinados do dia. Desta forma , além do aprendizado que queremos proporcionar,  a criança  sente-se importante participando deste processo e visualizando-se.
     Caso não seja possível as fotos dos alunos, uma dica é a de encontrar figuras de revistas o mais próximo do real, evitando desenhos lindos e perfeitos , porém esteriotipados e fora da realidade gráfica dos alunos.
ROTINA  na EMEI DA PROFª REGINA MATOS- 2010



ROTINA NA CRECHE PROFª RAQUEL SIMÃO - 2013

Números na educação infantil

Construção do Número e a Identidade
A construção do número deve ir  muito além dos treinos decorativos, portanto aqui estão algumas sugestões de registros:

podemos torná-la mais significativa inserindo a participação ativa dos alunos...
desta maneira a relação número/numeral passa pelo viés da identidade


cartaz coletivo

                                        

terça-feira, 13 de abril de 2010

MATEMÁTICA

Assim não dá! Ensinar os números um a um aos pequenos

Antes mesmo de entrar na escola, muitas crianças já demonstram certa familiaridade com alguns números, como os de sua casa ou os que aparecem em produtos ou programas de TV que costumam consumir rotineiramente. Por isso, ensinar primeiro a numeração de 0 a 10, depois seguir até o 20 e assim por diante é desconsiderar os conhecimentos prévios dos alunos, o que só vai dificultar a compreensão dos conceitos que envolvem o tema. Assim, é importante que, desde a Educação Infantil, os pequenos sejam levados a conhecer números de diferentes ordens de grandeza e percebam as diversas situações de uso real desses números, mesmo sem compreendê-los totalmente. A ideia é permitir que as crianças estabeleçam relações entre eles e construam hipóteses acerca de suas grandezas a partir da comparação. Para abordar o conteúdo em sala, há várias estratégias, como recorrer a jogos, como bingo e batalha (em que diversas cartas ou pedras numeradas podem ser divididas entre os participantes e ganha aquele que estiver com o número maior). Além disso, é possível propor a observação de um calendário e de outros quadros numéricos ou incentivar a resolução de problemas envolvendo o sistema monetário. Além disso, vale fazer o registro frequente das quantidades de elementos proporcionados por situações corriqueiras em sala: os pontos de cada equipe numa disputa, a quantidade de crianças presentes e os votos dados para a escolha de uma história ou atividade, entre outros.


________________________________________


Consultoria Daniela Padovan, da EMEI Professora Astrogilda de Abreu Sevilha, em São Paulo, SP.


Veja na integra no link:


http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/batalhas-numericas-428109.shtml

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Páscoa 2

Trabalho de Páscoa com impressão de
mãos e digitais



O importante é a criança deixar sua marca!!









quinta-feira, 8 de abril de 2010

PÁSCOA 1

FOTÃO: além de reconhecerem-se as crianças participam ativamente da construção dos painés comemorativos.Painel de Páscoa Coletivo, respeitando o fazer da criança.





Após pesquisa na internet e livros sobre os coelhos, confecção


da pelagem.

Optaram por coelhos malhados (1ª fase- 4 anos)


Formação Pessoal e Social: proporcionando à criança


pequenas escolhas.
Quem é que disse que temos que sair sempre todos iguais????

PENSAMENTOS...

"INFORMAÇÃO NÃO É EXPERIÊNCIA. EXPERIÊNCIA É O QUE NOS TOCA, O QUE NOS ACONTECE.EXPERIÊNCIA SERIA, ASSIM, AQUILO QUE VIVENCIAMOS COM PROFUNDIDADE, COM O CORPO, COM A MENTE E COM A ALMA, AQUILO QUE NOS DEIXARÁ UM LEGADO PARA REFLEXÕES E APRENDIZADOS POSTERIORES."
Soraia Chung

"Mudar é dificil, mas é possivel"
Paulo Freire

Valéria, Conce, Regina, Paty


Somos o Quarteto Fantástico: Conce, Paty Honório, Rê Matos e Valéria Camolesi e lecionamos em Itu, interior de São Paulo na média de 14 a 17 anos de magistério. Somos quatro amigas, quatro parceiras, quatro educadoras comprometidas com as práticas educativas vigentes. Este blog veio de encontro ao nosso sonho de compartilharmos nossas vivências simples , porém significativas, criadas por pessoas que se importam com o desenvolvimento global da criança, seu direito a expressão, autonomia, diversidade e ludicidade. Sejam todos bem vindos e esperamos multiplicar nossas parcerias. Abraços Fraternos.